Centro Niemeyer, Avilés
UmaarquiteturarelatóriodeAvilésporSarah Butler
O primeiro projecto do arquitecto lendário brasileiro na Espanha é um campo de captações no interior de uma cidade portuária industrial
A arquitetura moderna tem sido comparado à ficção científica: não apenas em suas ambições formal e material, mas sócio-espacial, onde os ideais de democracia total e convergem planejamento grade mestre.Exuberante, futurismo utópico chegou através da inovação humana. No entanto, agora que costumamos experiência modernismo através da tonalidade de desgaste e de nostalgia, o otimismo do projeto da era atômica parece deslocada no clima globalizado.
No entanto, o futuro empurra. Atualmente definido para o pouso na base da vila medieval de Avilés, localizado no norte da região das Astúrias, Espanha, Centro Niemeyer é um surreal, idade barcaça espaço; um monumento fantástico para o desenvolvimento cultural economias deslocamento do primeiro-século vinte. Surreal, talvez simplesmente por seu frescor, mas também pela sua grandiosidade e elegância, o seu contraste com o labirinto, ruas de pedra da cidade envolvente. Espaço-idade, no sentido do futuro antigas vemos na cultura pop visionário de Os Jetsons para 2001: Uma Odisséia no Espaço . O novo Centro engloba tanto a neutralidade do clássico do século XX Estilo Internacional e tensões contemporâneas de cosmopolitismo e de sustentabilidade.
No entanto, o futuro empurra. Atualmente definido para o pouso na base da vila medieval de Avilés, localizado no norte da região das Astúrias, Espanha, Centro Niemeyer é um surreal, idade barcaça espaço; um monumento fantástico para o desenvolvimento cultural economias deslocamento do primeiro-século vinte. Surreal, talvez simplesmente por seu frescor, mas também pela sua grandiosidade e elegância, o seu contraste com o labirinto, ruas de pedra da cidade envolvente. Espaço-idade, no sentido do futuro antigas vemos na cultura pop visionário de Os Jetsons para 2001: Uma Odisséia no Espaço . O novo Centro engloba tanto a neutralidade do clássico do século XX Estilo Internacional e tensões contemporâneas de cosmopolitismo e de sustentabilidade.
Surpreendentemente, o primeiro projeto do arquiteto brasileiro na Espanha teve que esperar pelo seu centenário. Em 103 anos de idade Oscar Niemeyer está novamente consubstanciar a sua assinatura ter sobre o Modernismo heróico com um conjunto de edifícios formalmente lembra de alguns de seus maiores sucessos, como o de São Paulo Palácio das Artes e, claro, Brasília. No centro do complexo é um de três andares, cúpula de 50 metros de concreto, ancorando uma monumental praça pública. Composto por um museu, anfiteatro, restaurante e recepção de edifícios, o Centro é um campo de abstração formal minimalista, com a lógica espacial dos atrativos naturais, cânions e falésias grande aumento.Na fase de conclusão, clara sinalização do mesmo encontrar-way e outra propaganda, uma visita reacende saudades de andar na lua. Imagine se os artistas da terra grande apresentaram maior propensão para o concreto armado e você está lá.
O exterior do Museu foi criado em apenas um dia de bombeamento de concreto em um molde de PVC inflável. No interior, extensões intocada parecem pairar centímetros acima do chão. Um lustre de quatro toneladas lança sombras multiplicando em brânquia-como bandas sem profundidade. Certamente, até a programação começa o espaço continuará a ser predominantemente simples. Um mezanino acessado através de um vermelho marcante, escadas em espiral sugere que a luz e as instalações de som pode ser definido aqui completamente fora de forma explosiva.
O exterior do Museu foi criado em apenas um dia de bombeamento de concreto em um molde de PVC inflável. No interior, extensões intocada parecem pairar centímetros acima do chão. Um lustre de quatro toneladas lança sombras multiplicando em brânquia-como bandas sem profundidade. Certamente, até a programação começa o espaço continuará a ser predominantemente simples. Um mezanino acessado através de um vermelho marcante, escadas em espiral sugere que a luz e as instalações de som pode ser definido aqui completamente fora de forma explosiva.
O Anfiteatro, conhecido por encarnar a mais complexa curva irregular, entre as novas estruturas, será sede de 1000 e se abre para a praça pública. Dada a demanda ea ocasião, o público terá uma visão muito clara do estágio de dentro e de fora. Uma inclinação de largura, girando lentamente a partir do solo na entrada volta para a Terra em quase (mas não completamente) um ângulo reto. Um grande swash amarelo amplia toque de Niemeyer para uma vibrante, sensual (mais do que puramente racionalista, funcional) modernismo. A acústica também prometem excelência.
Além disso, Foster + Partners estão trabalhando em um extenso plano urbano para transformar a área circundante. Qual é, actualmente, um muito sujo porto de fabricação de aço industrial vai se tornar a Ilha da Inovação, projetada para ser um centro de recreação ao ar livre, solar e de pesquisa de energia eólica até 2020. Qualquer smog remanescentes das fábricas vizinhas a carvão irá produzir uma paisagem pontuada por elementos de arquitetura minimalista público. O plano inclui a limpeza do estuário para esculpir o site fora do continente, tornando o site acessível por barco. Do céu, a nova ilha e seu entorno marina descrever o contorno simbólico de um peixe.
Além disso, Foster + Partners estão trabalhando em um extenso plano urbano para transformar a área circundante. Qual é, actualmente, um muito sujo porto de fabricação de aço industrial vai se tornar a Ilha da Inovação, projetada para ser um centro de recreação ao ar livre, solar e de pesquisa de energia eólica até 2020. Qualquer smog remanescentes das fábricas vizinhas a carvão irá produzir uma paisagem pontuada por elementos de arquitetura minimalista público. O plano inclui a limpeza do estuário para esculpir o site fora do continente, tornando o site acessível por barco. Do céu, a nova ilha e seu entorno marina descrever o contorno simbólico de um peixe.
"Niemeyer é uma obra em que o funcionalismo da" máquina de morar "é substituída pela liberdade plástica possibilitada pelo concreto armado".
A programação também promete ser excepcional, porque atrás da placa do Centro Niemeyer é o chamado C8-lo ("c" sendo, naturalmente, para acultura ). Responsável pelo desenvolvimento de exposições destinadas a nível mundial, incluindo performances, projeções e Centro outras criações, são representantes de locais internacionais, incluindo York's Lincoln Novo Centro, de Barbican em Londres, a Sydney Opera, La Scala, em Milão, Tóquio Fórum e da Biblioteca do Alexandria, Beaubourg, em Paris, e Centro Cultural de Hong Kong.
Em grande parte inspirado pela ressurreição econômica de Bilbao, o Centro destaca este foco em conteúdo para gerar a sensação global. Com um tabuleiro de criativos, incluindo celebridades mundial, cientistas e intelectuais, como Woody Allen, Kevin Spacey, Paulo Coelho, Stephen Hawking, Fátima Mernissi, Vinton Cerf, Joan Manuel Serrat e Wole Soyinka, o "efeito Avilés" pode já ter tomado conta.
Em grande parte inspirado pela ressurreição econômica de Bilbao, o Centro destaca este foco em conteúdo para gerar a sensação global. Com um tabuleiro de criativos, incluindo celebridades mundial, cientistas e intelectuais, como Woody Allen, Kevin Spacey, Paulo Coelho, Stephen Hawking, Fátima Mernissi, Vinton Cerf, Joan Manuel Serrat e Wole Soyinka, o "efeito Avilés" pode já ter tomado conta.
Para a abertura do Museu de março seis meses uma exposição de 25, intitulada La Luz é projetado e comissariada pelo artista e cineasta espanhol Carlos Saura. Da exposição Saura declarou em um comunicado à imprensa, "A luz é essencial para a vida: nascer é dar à luz" continua ", a exposição será concebido como um espaço de reflexão ... não só haverá a experiência da luz, mas também a escuridão ea falta de luz, para entender que o sofrimento muito intenso para permitir a apreciação da experiência da visão e dos sentidos. "
É claro que é ainda a ser descoberto como a cultura de celebridades patrocinadas terá impacto nesta cidade economicamente deprimida, pós-industrial. Liderados pelo ex-diretor do Porto de Bilbao, durante a realização do Guggenheim em / construção Gehry famoso, o otimismo do projeto já ecoa por caminhos de paralelepípedos da aldeia. Restaurantes oferecem doces em forma de edifícios de Niemeyer, o Centro-scape figuras predominantemente na capa de livros infantis da história.
É claro que é ainda a ser descoberto como a cultura de celebridades patrocinadas terá impacto nesta cidade economicamente deprimida, pós-industrial. Liderados pelo ex-diretor do Porto de Bilbao, durante a realização do Guggenheim em / construção Gehry famoso, o otimismo do projeto já ecoa por caminhos de paralelepípedos da aldeia. Restaurantes oferecem doces em forma de edifícios de Niemeyer, o Centro-scape figuras predominantemente na capa de livros infantis da história.
Com um preço de € 40.000.000, os custos do projeto de construção, até agora, foram pagos exclusivamente por Avilés e pelo governo espanhol.Antecipando retorno sobre o investimento no primeiro ano só através do turismo global, o Centro pretende transferir sua base de apoio para o sector privado. Apesar de longo prazo de interesse local pode ser questionável, uma casa-de-semana aberto em agosto do ano passado recebeu mais de 12.000 visitantes.
Isso é tudo a propósito de um complexo projetado por um marxista sem remorso, cujo ethos social-humanista e sentimentos, falou sobre a insignificância do seu próprio comércio o levou sempre a fazer as coisas à sua maneira? Niemeyer pretende dizer, acima de tudo degola pela vida: desfrutar de bons momentos, amigos, familiares e da ressonância da natureza. Um espírito imensamente generosos e aparentemente incansável, o arquiteto foi desde o início obcecado com um particular, ao invés de modernismo internacional, dedicada a tornar os espaços de abraçar a história ea natureza.
Isso é tudo a propósito de um complexo projetado por um marxista sem remorso, cujo ethos social-humanista e sentimentos, falou sobre a insignificância do seu próprio comércio o levou sempre a fazer as coisas à sua maneira? Niemeyer pretende dizer, acima de tudo degola pela vida: desfrutar de bons momentos, amigos, familiares e da ressonância da natureza. Um espírito imensamente generosos e aparentemente incansável, o arquiteto foi desde o início obcecado com um particular, ao invés de modernismo internacional, dedicada a tornar os espaços de abraçar a história ea natureza.
Em suas memórias, 2000 as curvas do tempo , Niemeyer escreve que ele deliberadamente rejeitou o ângulo direito de arquitetura racionalista para o reino de curvas ousadas e formas orgânicas, que, como Eero Saarinen, Jørn Utzon, Frank Lloyd Wright, e agora, talvez, Santiago Calatrava, ele considera mais essencial para derramado, de concreto armado. Sua é, portanto, uma obra em que o funcionalismo da "máquina de morar" é substituída pela liberdade plástica possibilitada pelo concreto armado, onde a monotonia de vidro fabricadas caixas pré-pode ser ultrapassado através de escultura, de forma livre, fundido em lugar-estruturas.
Enquanto ele deve ser considerado um dos últimos grandes arquitetos modernos no sentido canónico, Niemeyer também é um artista contemporâneo. Com projetos de mais de sessenta anos, até 70 anos atrás, hoje firmemente enraizado na história, estes novos edifícios na Espanha surgem num contexto em que foi radicalmente mudado desde os ideais do internacionalismo corbusiana. Certamente distante do CIAM marca do formalismo estridente ele inicialmente estabelecido contra; um espera que o Centro vai conseguir transformar essa região pós-industrial em uma Meca cultural.
Enquanto ele deve ser considerado um dos últimos grandes arquitetos modernos no sentido canónico, Niemeyer também é um artista contemporâneo. Com projetos de mais de sessenta anos, até 70 anos atrás, hoje firmemente enraizado na história, estes novos edifícios na Espanha surgem num contexto em que foi radicalmente mudado desde os ideais do internacionalismo corbusiana. Certamente distante do CIAM marca do formalismo estridente ele inicialmente estabelecido contra; um espera que o Centro vai conseguir transformar essa região pós-industrial em uma Meca cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário